Porque arrancamos as casquinhas dos machucados?

Olá tudo bem com vocês? Espero que sim.

Então quando nos machucamos externamente (Cortes, queimados, esfolados…), normalmente sangra um pouco e doí horrores. Logo depois o corpo estanca o sangramento e já começa a trabalhar na cicatrização, o sangue que saiu da ferida fica coagulado e assim começa uma casca dura e resistente quando seca, que protege o ferimento  der agentes externos. O ideal seria lavar o machucado com água e sabão neutro e depois passar uma pomada cicatrizante e fazer um curativo.

Mas o que fazemos de verdade?

– A gente deixa o machucado seco e descoberto. Daí você olha a casquinha e ela olha pra você te desafiando e  os dedos criam uma coceira hahaha que faz você ir lá e tirar a casquinha do machucado mesmo sabendo que corre o risco do machucado começar a sangrar novamente e não achando bom você vai lá reúne todas as suas forças para puxar aquela parte da casca que está bem grudada na ferida de uma só vez. O resto você já sabe né? Não? Dá aquela dorzinha (boa/gostosa) e fração de segundos depois o sangue desce e você fica olhando. E depois sai correndo igual doido querendo se livrar de todo o sangue espalhado.

Tem pessoas que chegam a comer as cascas dos seus machucados, para mim é um pouco nojento e sem noção, mas quando eu trabalhava de monitora de brinquedos via varias crianças fazendo isso. E eu perguntava o porque disso e elas respondiam: Porque é gostoso tia ou tem gosto salgadinho ou ainda, faz cocegas lamber o machucado.

E porque sentimos vontade de tirar as cascas do machucado?

1º Porque achamos que aquilo não  é bonito e nem deveria estar ali e que ela não faz parte do corpo, ai então temos o instinto de eliminar as cascas da pele na esperança em que ela volte a ser como antes.

2º Arrancar uma casquinha de vez em quando tudo bem é normal todo mundo faz isso, mas quando isso se torna um vicio  e você tira uma, nasce outra você tira e outra…  Depois você mesmo começa a fazer novos machucados só para ter o prazer de tirar a casca e ver o sangue escorrer, essa doença é chamada de: Dermatilomania.

3º Porque é irresistível hahaha.

Brincadeiras a parte, esse habito pode se tornar algo serio a longo prazo e se você tiver alguns desses sintomas procure um medico antes que seja tarde, pois são os únicos capazes de dar um diagnostico preciso.

  • Arrancar todas as casquinhas que encontrar pelo corpo
  • Comer as cutículas (pele ao redor das unhas)
  • Arrancar pelos encravados, tirar cravos e espinhas
  • Arrancar casquinhas do couro cabeludo (a pessoa pode ficar careca no local)

Talvez seja apenas crises de ansiedade mas também pode ser Skin Piking, Dermatilomania ou Escoriação Compulsiva. Mas a parte legal é que tem tratamento e cura e você ganha experiencia para não fazer novamente.

E vocês tem o habito de arrancar as casquinhas? Ou só tiram de vez em quando?

♥Beijos e até a próxima♥

Se vocês gostam de assuntos aleatórios sigam o blog, todo dia um post novo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s