Tipos de panelas. Qual a panela certa para cada tipo de alimento?

Olá tudo bem com vocês? Espero que sim!

Você já viu a quantidade de tipos de panelas  disponíveis no mercado? Inox, Alumínio batido e Alumínio polido, Ferro, Barro, Cobre,  Esmaltada, Vidro, Pedra e cerâmica. Muitas não é verdade?

Sem mais delongas vamos falar um pouco sobre cada uma:

Panela de inox: São ótimas para preparar todos os tipos de alimentos pois ela distribui o calor igualmente pela panela toda, e o legal é que ela não enferruja e nem precisa arear para deixa-la brilhando e ela também não solta nenhum tipo de metal na comida.

jogo-de-panelas-inox

Panela de Alumínio batido: Ótimas e muito resistentes, mas é necessário tomar muito para não arranha-la com a colher, o ideal seria usar colheres de’ silicone que alem de resistente  a altas temperaturas não soltam resíduos e nem arram as panelas.

aluminio-batido

Panela de Alumínio polido: Essa é a mais barata e a mais usada por nós brasileiros. Só que ela tem um problema se combinada a talheres de ferro, aço, alumínio, inox ou plástico que podem arranhar o fundo da panela e liberar metais na comida. E no caso da colher de plástico ela pode começar a derreter quando passada no fundo da panela e assim libera os componentes do plástico nos alimentos.

Aluminio polido.jpg

 

Panela de Ferro: Geralmente são panelas antigas usadas em fazendas pelas avós, bisavós, tataravós… São panelas pesadas e que mudam o gosto e a cor dos alimentos pois libera ferro sendo muito indicada para pessoas com anemia pois é recomendada até por médicos para o combate a anemia. Interessante, não?
Para deixar sua panela de ferro livre de ferrugem, seque-a no fogo e passe uma camada de óleo para guarda-la.

panela de ferro.jpg

 

Panela de Barro: Para usa-la é necessário fazer o processo de cura antes, que consiste em: passar óleo, fazer a fervura com água depois passar óleo de novo deixar esquentar para só depois começar a cozinhar. Muita coisa não? Assim como na panela de ferro é necessário seca-la ao fogo e passar uma camada de óleo antes de guarda-la para evitar o mofo.

goiabeiras-2

Panela de Cobre: Você sabia que panela de cobre deve ser lavada com limão?

cobre.jpg

 

Panela de Vidro: Gente panelas de vidro são vida pois não soltam nenhum tipo de resíduo, não precisa arear. Você só precisa tomar cuidado com o tempo de cozimento dos alimentos pois como ela esquenta muito mesmo depois do fogo apagado ela continua cozinhando por mais um tempinho. Mas em caso de qualquer trincado na panela descarte-a imediatamente.

vidro-e1329413223123

Panela de Cerâmica: Muito segura se não estiver danificada é claro. E ela minimiza o uso de óleo, deixando assim os alimentos mais salváveis.

jogo-de-panelas-antiaderente-natural-roichen-aluminio-ceramica-color-iii-4-pecas-4873504

 

Quais são as melhores panelas para cozinhar?

No caso de pessoas com anemia é interessante cozinhar sopas em panelas de ferro, pois como já sabemos ela libera ferro que é importantíssimo para combater a anemia.

Panelas de vidro não solta nenhum resíduo  heeeee, então ela pode ser a melhor e mais segura. são otimas para cozinhar legumes. Não precisa arear, mas cuidado com o arroz hahaha pois até você se acostumar com o tempo de cozimento nela o arroz muitas vezes queima. E muito cuidado ao lava-la pois qualquer trincadinho já é necessário substitui-la.

Panelas de alumínio são ótimas para frituras pois como são finas e esquentam rápido demora menos tempo  para fritar.

Seria interessante se em todas as casas tivessem aquelas panelas da Polishop que frita sem óleo, isso sim seria bom para a saúde.

Esse tipo de conchas, espatulas e colheres são ideais para usar em qualquer tipo de panela.

6-Piece-Silicone-Cooking-Set-2-Spoons.png

E você qual o tipo de panela mais usa e gosta?

♥Beijos e até a próxima♥

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s