10 Tipos de Fobias

Olá tudo bem com vocês?

Eu morro de medo de ratos (Musofobia), mas tipo não é aquele medinho de gritar quando vejo um. Eu tenho é pavor não consigo ver nem em filmes, se um chegar perto mim  é bem capaz de eu desmaiar ou morrer.

Sei que é uma criatura tão pequena e que ela tem mais medo de mim do que eu dela, apesar de saber disso eu fico apavorada só de imaginar um rato perto de mim.

Imagine só, eu fiquei mais de 10 anos sem comer chocolate granulado só porque um amigo da escola disse que era bostinha de rato que eles jogavam por cima do bolo de chocolate que serviam na escola 1 vez por mês. E ele sempre comia o meu bolo. Eu era muito boba…

E o que é fobia?

Fobia é uma ansiedade um medo extremo de : Aranha,  ratos, altura, lugar fechado ou lugares onde tem muitas pessoas …
Existem muitos tipos de fobias e com nomes gigantes ou pequenos. (muitas tem nomes engraçados)

O lado bom é que as fobias tem tratamentos eficazes.

sem mais delongas vamos para o nosso top 10 tipos comuns de fobias:

10 Hipopotomonstrosesquipedaliofobia– Medo de palavras grandes, sim muitas pessoas tem medo de palavras grandes como essa pois é difícil de ler e pronunciar corretamente, e as outras pessoas podem rir e ficar fazendo piadas em caso de falar errado.

9 Claustrofobia– Medo de altura e lugar fechado, exemplo: dentro de elevadores, aviões etc… isso pode ser consequência de  experiências traumáticas anteriores ou de ter visto alguém ficando preso em um elevador por exemplo.

8 Ablutofobia – Medo de tomar banho, essa fobia é muito comum em crianças (a maioria não gosta de tomar banho) e isso me lembra o Cascão da turma da Monica. Mas essa fobia tem tratamento e se não tratada isso pode ser levado para a vida inteira e a criança pode se tornar um adulto que não gosta de banho e limpeza.

Neofobia – Medo de tudo que é novo sejam: alimentos, pessoas, brinquedos, roupas e outros, essa fobia é mais frequente em idosos e crianças.

6 Automatonofobia – Medo de objetos inanimados como: Bonecas,  Gnomos, Ursos… feitos de qualquer tipo de material: plástico, pano, cera, louça, barro e outros. Que do nada começam a se movimentar sozinhos como o ser humano, tipo Annabelle e Chuck.           Essa fobia acho que todo mundo deve ter. Deus que nos livre.

 

5 Coulrofobia – Medo de palhaços. Geralmente atinge as crianças que por algum motivo ficam com medo durante as festas de aniversário, mas também podem aterrorizar os adultos como vemos em filmes e séries (Por exemplo: o Dean de sobrenatural tem medo de palhaço).

4 Monofobia-Medo de ficar sem celular, tablet ou not book…  (esquecer o celular ou o carregador), sendo incapaz de comunicação móvel. A pessoa fica muito angustiada.

Hemofobia Medo de ver sangue, para mim essa é uma das piores fobias, pensa você ta lá de boa preparando um lanche ai do nada, você se corta e na hora que vê o sangue você tem queda de pressão, fica pálida, desmaia. Dai se não tiver ninguém por perto você acorda vê o sangue e começa tudo de novo. Que horror.

2 Aracnofobia– Medo aranhas, pode ser de qualquer tamanho, seja venenosa ou não. Segundo pesquisadores esse medo é consequência da evolução pela sobrevivência e perpetuação da espécie, pois se você tem medo não vai mexer com a aranha e ela não vai te picar e ai você não vai morrer por causa de uma aranha.

1  Glossofobia– Medo de falar em publico, sejam em trabalhos escolares ou da faculdade, apresentações no trabalho ou falar para um grupo de três pessoas e outros. Os sintomas são bem desagradáveis como: boca seca, suor, tremedeira, voz forçada e outros.

E você tem alguma fobia? Qual seria?

Deixe ideias para os próximos top 10 nos comentários ou no e-mail.

Fim

Beijos e até a próxima

Gente eu vou amar se vocês deixarem ideias para novos posts. É só colocar nos comentários. Ou no e-mail luanadeyse_123@hotmail.com

Deixe um comentário

